A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal segue avaliando o pedido de licenciamento da NATHWF Empreendimentos S/A para a reestruturação do antigo Hotel BRA, localizado na Via Costeira. O hotel, que encontra-se em ruínas após um embargo de 19 anos, pode ser reaberto caso o processo de licenciamento seja aprovado.
Desde que a NATHWF iniciou a demolição do andar excedente, que gerou litígios e resultou no embargo da obra, a empresa tem mantido silêncio sobre o assunto com a imprensa. No entanto, fontes apuraram que existe um projeto para retomar as obras e finalizar a construção do hotel.
O processo de licenciamento urbano e ambiental, que visa renovar os alvarás da construção original, está em andamento na Semurb após uma decisão favorável do juiz da 5ª Vara da Justiça Federal, Ivan Lira de Carvalho. O magistrado determinou que a Secretaria prosseguisse com a análise do pedido de licenciamento sem a cobrança de uma nova taxa de R$ 352.352,96. A NATHWF argumentou que esse valor já havia sido pago anteriormente, quando foi feito o primeiro pedido, e o juiz acatou a posição da empresa.
Apesar do andamento do processo, a estrutura do Hotel BRA segue em deterioração. O 8º pavimento, que foi parcialmente demolido, ainda mantém as pilastras de sustentação de pé, mas as obras estão paralisadas.