O governo brasileiro está planejando retirar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas. A operação de repatriação está prevista para ocorrer entre terça-feira (10) e sábado (14), com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB).
A prioridade na repatriação será dada aos brasileiros que residem no Brasil ou que não possuem passagem aérea de volta. Até o momento, aproximadamente 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil devido à situação no conflito. A maioria desses brasileiros são turistas que se encontram em Israel. Três brasileiros ainda estão desaparecidos.
Foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros, sendo que o segundo avião da FAB já partiu rumo a Tel Aviv, Israel, via Roma, Itália. Para os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, uma região particularmente afetada pelo conflito, o governo brasileiro está preparando um plano de evacuação coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo, Egito.
Até o momento, a recomendação do Ministério das Relações Exteriores é que todos os brasileiros que possuam passagens aéreas ou que tenham condições de adquiri-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Ben-Gurion, em Israel, que continua em operação apesar do conflito em curso.