6 de dezembro de 2023 - 15:11

Primeiro avião trazendo brasileiros de Israel chega ao Brasil

aviaoisrael

Na madrugada desta quarta-feira (11), o primeiro avião de resgate transportando brasileiros de Israel aterrissou em Brasília. A Força Aérea Brasileira (FAB) operou a aeronave KC-30, que transportava 211 passageiros. Deste total, 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro a bordo de duas aeronaves da FAB. O governo federal organizou essa repatriação devido aos confrontos entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio.

A operação “Voltando em Paz” incluirá mais quatro voos até domingo (15), com a expectativa de trazer cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina. As próximas aeronaves pousarão no Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, com o suporte da empresa aérea Azul. O Itamaraty já coletou dados de mais de 2,7 mil brasileiros interessados em retornar ao Brasil, a maioria dos quais eram turistas que estavam em Tel Aviv e Jerusalém quando os conflitos começaram.

Em decorrência dos confrontos no Oriente Médio, dois brasileiros perderam a vida, enquanto uma brasileira continua desaparecida. Esta operação visa a repatriação de residentes no Brasil que visitavam a região sem passagem de volta, priorizando sua segurança e retorno. O Ministério da Defesa informa que esta é a quinta operação de repatriação realizada pelas Forças Armadas nos últimos anos, visando o resgate de aproximadamente 6,6 mil pessoas, incluindo brasileiros e estrangeiros.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook