No Rio Grande do Norte, aproximadamente 24,9% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado no último domingo (5). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estado teve um total de 100.712 inscritos no Enem deste ano.
É importante ressaltar que a média de faltosos no Rio Grande do Norte é menor do que a média nacional. Em todo o Brasil, 28,1% dos candidatos inscritos faltaram ao exame.
As provas foram aplicadas em 40 municípios do RN, abrangendo 255 locais de provas e 3.384 salas de prova. Candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou estavam com doenças infectocontagiosas podem solicitar a replicação das provas. O período para fazer esse pedido será entre os dias 13 e 17 de novembro. Aqueles cujas solicitações forem atendidas realizarão o exame nos dias 12 e 13 de dezembro.
A diminuição no número de faltas ao Enem é um indicativo positivo, demonstrando o compromisso dos estudantes em participar do exame, apesar dos desafios logísticos e da pandemia.


