A “Operação Solário Potiguara” desencadeada pela Polícia Civil em parceria com o Ministério Público Estadual resultou na desarticulação de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e armas no Rio Grande do Norte (RN) e no Ceará. A ação, que envolveu cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, resultou na detenção de sete pessoas e na apreensão de R$ 97.300, armas de fogo e objetos relacionados aos crimes investigados.
A investigação identificou conexões entre traficantes de ambos os estados, além do envolvimento de um policial militar no comércio ilegal de armas e drogas na região de Tibau.
A Polícia Civil do RN contou com apoio da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Núcleo Operacional com Cães (NOC – K9) e Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), tendo participação também das Polícias Militar do RN e Civil do Ceará. A operação visa apurar crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de armas de fogo, corrupção ativa e corrupção passiva.
O nome “Solário Potiguara” faz alusão a um local ensolarado historicamente habitado pelos índios potiguaras, destacando o objetivo da operação em combater atividades ilícitas na região e promover a paz social. A população é incentivada a contribuir anonimamente por meio do Disque Denúncia 181.


