12 de setembro de 2024 - 11:49

OMS registra 1.520 ataques a instalações de saúde em 2023

Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) documentou pelo menos 1.520 ataques a instalações de saúde em zonas de conflito ao longo de 2023. Estes ataques resultaram na morte de cerca de 750 pacientes e profissionais de saúde, além de mais de 1.250 feridos. “Precisamos impedir que isso se torne a regra”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em seu perfil na rede social X.

A OMS enfatiza que tais ataques “privam as pessoas de cuidados urgentemente necessários, colocam em perigo prestadores de serviços e prejudicam os sistemas de saúde”. A entidade apela para que profissionais de saúde possam trabalhar em ambientes seguros, livres de atos de violência.

Ataques a cuidados de saúde são definidos pela OMS como qualquer ato de violência verbal ou física, obstrução ou ameaça que interfira na disponibilidade, acesso e prestação de serviços curativos e/ou preventivos durante emergências. Esses ataques podem variar desde violência com armas pesadas até ameaças psicossociais e intimidação.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook