4 de dezembro de 2024 - 11:29

Cruzex 2024: Maior exercício aéreo da américa latina reúne 16 países em Natal

Foto: Sgt Muller Marin / Força Aérea Brasileira

A Base Aérea de Natal (BANT) está sediando, até 15 de novembro, a Cruzex 2024, maior exercício multinacional de poder aéreo da América Latina. Organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o treinamento reúne cerca de 100 aeronaves, 3,6 mil militares e 16 nações, promovendo cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e países aliados. Entre os destaques desta edição, estão a estreia dos caças F-39 Gripen da FAB em combates simulados e a primeira participação, no espaço aéreo brasileiro, dos caças F-15 dos Estados Unidos e F-16 do Chile.

O evento marca o retorno da Cruzex a Natal após seis anos e inclui a presença de esquadrões de voo da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal, além de equipes cibernéticas e espaciais de cinco países, como Estados Unidos e Chile. Outras oito nações, incluindo Alemanha e Suécia, acompanham o exercício como observadoras.

A Cruzex 2024 inova ao integrar missões de defesa cibernética, antiaérea e controle satelital, com o objetivo de fortalecer a proteção digital e aprimorar táticas de combate. Rezende ressalta a importância dessa abordagem para o preparo das Forças Armadas brasileiras e de seus aliados. “A introdução do domínio cibernético e a diversidade de aeronaves ampliam nossas capacidades e garantem que estamos preparados para os desafios atuais e futuros”, afirma.

O exercício está dividido em três fases: FAM (Familiarização), para adaptação à área de operações; FIT (Treinamento de Integração das Forças), promovendo cooperação entre as forças aéreas; e COMAO (Operações Aéreas Compostas), fase final com voos em cenários predefinidos e de alta complexidade.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook