4 de dezembro de 2024 - 11:30

Governo deve anunciar pacote de revisão de gastos obrigatórios ainda nesta semana

Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (4) que o governo está pronto para divulgar o aguardado pacote de revisão de gastos públicos obrigatórios, faltando apenas ajustes técnicos e jurídicos antes do envio ao Congresso Nacional. Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou urgência no processo, o que resultou no cancelamento de sua viagem à Europa, prevista para esta semana.

De acordo com a pasta da Fazenda, o ministro permanecerá em Brasília, focado em temas nacionais. Haddad confirmou que o adiamento da viagem foi motivado pelo momento decisivo em torno do pacote de corte de gastos. “Minha ida à Europa dependia dessa definição, se os anúncios seriam feitos nesta semana ou na próxima. Como o presidente Lula pediu para eu ficar, acredito que estamos prontos para divulgar as medidas nos próximos dias”, afirmou Haddad, após reunião no Palácio do Planalto.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente Lula e Haddad reuniram-se com outros ministros, como Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), para avaliar as recentes ações do G20, grupo presidido pelo Brasil neste ano. Mesmo com compromissos internacionais previamente agendados, o presidente optou por manter as reuniões para acelerar a finalização do pacote econômico.

Após o encontro, Haddad retornou ao Planalto para discutir os detalhes das medidas com o presidente, acompanhados das ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além de Rui Costa.

Durante o fim de semana, Lula solicitou que técnicos da equipe econômica lhe apresentassem as definições avançadas sobre o pacote de cortes de gastos obrigatórios. Conforme informou Haddad, a equipe da Fazenda já tem pontos significativos finalizados, indicando que o anúncio está próximo.

A expectativa pelo pacote trouxe alívio ao mercado financeiro: nesta segunda-feira, o dólar encerrou o dia cotado a R$ 5,77, registrando queda em relação ao fechamento de R$ 5,87 da última sexta-feira (1º). Já a bolsa de valores teve uma alta de 1,7%.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook