O presidente do ABC Futebol Clube, Bira Marques, fez um balanço de sua gestão e destacou as principais conquistas alcançadas desde sua posse em 2020, quando o clube enfrentava uma tenebrosa crise financeira e jurídica. Com a ajuda de sua diretoria, foi possível resolver parte significativa dos processos trabalhistas, quitar dívidas enormes e ter importantes conquistas como os acessos as séries C e B do Campeonato Brasileiro.
Bira também mencionou as melhorias administrativas, como a profissionalização dos processos internos e a implementação de um controle rigoroso das finanças, garantindo a regularização das contas e a aprovação das prestações de contas.
Em nota, ele manifestou apoio à Chapa 1, composta por Irapoã Nóbrega e Fábio Freire, por acreditar que ambos têm a capacidade de dar continuidade ao crescimento do clube. A eleição ocorrerá neste domingo, 24 de novembro de 2024.
Confira a nota na íntegra:
Queridos torcedores e simpatizantes do ABC F.C.,
Me sinto na obrigação de falar com cada um de vocês que integra a maior torcida e o clube mais querido do Rio Grande do Norte, o nosso ABC Futebol Clube, neste momento de transição quando acontecerão as eleições para presidência.
Em 2020, ao assumir a presidência do ABC F.C., a situação era caótica, muito próximo de fecharmos as portas diante de inúmeros processos trabalhistas, dívidas tributárias e salários atrasados. Ameaça de leilão do nosso patrimônio, bloqueio de nossas rendas, dentre outras investidas da Justiça, buscando cumprir e honrar o direito dos credores. Junto com Fred Menezes e a diretoria, decidimos enfrentar com coragem, determinação e dedicação, buscando soluções para cada processo, a maioria com prazos vencidos.
A guerra começou e, de imediato, conseguimos com muito sacrifício estancar a sangria financeira. Fomos buscar caminhos para o equilíbrio administrativo/financeiro para o clube. A primeira vitória deste percurso foi o campeonato estadual de 2020. O título nos deu o direito de disputar a série D em 2021, vencemos e nos classificamos para disputar em 2022 a Série C. Conquistamos o Vice-campeonato e chegamos à Série B em 2023. Naquele momento, o clube já vivia um momento significativo de paz, com salários em dia e muitos bons acordos judiciais que alcançaram a finalização de quase 90% dos processos, nossa maior vitória.
As ações gestoras/administrativas da vice-presidência administrativa trouxeram o profissionalismo, com a contratação de um gestor administrativo e um CEO para o futebol, além da modernização dos processos internos do Clube. Escritório de contabilidade contratado, transformação radical nas contas do ABC, que há 4 anos controla todos os registros de compras, pagamentos e recebimentos nos padrões exigidos e de conformidade com a legislação. Nossas prestações de contas 2020/2021/2022 e 2023, todas aprovadas no Conselho Fiscal e no Conselho Deliberativo do Clube.
Hoje, somos um clube organizado, pronto para se tornar SAF, pronto para submeter-se às negociações imobiliárias e de grandes investidores que reconhecem a valorização e o potencial do nosso patrimônio, reconhecido como um dos maiores clubes do Nordeste brasileiro.
Externar gratidão e reconhecimento ao escritório EIDER FURTADO ADVOCACIA, na pessoa do Dr. Ricardo Furtado, pelo trabalho inestimável em dedicação cotidiana, protegendo e defendendo o Clube com competência, ética e muito profissionalismo, conduzindo com dedicação e zelo nossas questões da área jurídica.
Esse é atualmente o ABC Futebol Clube, que precisa ser conduzido por pessoas que tenham representatividade, respeito e prestígio local, estadual e nacional para dar continuidade ao crescimento do nosso clube. Irapoã Nóbrega e Fábio Freire são os que atendem os pré-requisitos necessários para alcançarmos os objetivos do ABC Futebol Clube!
Com base neste relato, peço seu voto para:
Chapa 1
Irapoã Nóbrega
Fábio Freire
Natal, 23 de novembro de 2025.
Bira Marques
Presidente do ABC F.C.