O Instituto Câmara Cascudo e familiares do escritor Luís da Câmara Cascudo emitiram uma nota criticando o estado de abandono do Memorial Câmara Cascudo, localizado na Praça André de Albuquerque, no bairro Cidade Alta, em Natal. O local tem sido alvo de constantes ações criminosas, incluindo arrombamentos, depredações e vandalismo.
Segundo o Instituto, a situação é grave e exige medidas imediatas. “Cobramos a adoção de medidas urgentes por parte do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto e Secretaria de Cultura do Estado, no sentido de garantir a segurança, integridade e o funcionamento adequado desta instituição, de maneira a honrar o nome do seu patrono, que tanto amou e engrandeceu este estado”, destaca o comunicado.
No último domingo (24), o prédio foi invadido, causando danos à estrutura e ao acervo da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore. A nota também ressalta que a degradação atinge a própria Praça do Memorial Câmara Cascudo, que em outubro teve parte dos bancos destruídos.
O Instituto solicita providências do Governo do Rio Grande do Norte para evitar maiores prejuízos ao patrimônio cultural e à memória do renomado folclorista.