A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal está presente no Festival Vem Verão, oferecendo assistência médica para o público presente no evento, que ocorre entre os dias 27 e 31 de dezembro, na área da engorda da Praia de Ponta Negra. O evento, que conta com diversas atrações musicais, recebe tanto natalenses quanto turistas, e a SMS montou uma estrutura de apoio para garantir o atendimento à saúde durante o festival.
“Montamos uma megaestrutura com equipes médicas treinadas para prestar assistência à população o mais rápido possível, caso seja necessário. Além disso, contamos com toda uma estrutura preparada no Hospital dos Pescadores, caso seja necessária a remoção de algum paciente”, afirmou Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS Natal.
Uma das principais estruturas montadas é o Posto Médico Avançado (PMA), localizado no espaço D’Praia, em frente ao Hotel Esmeralda. O posto conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma sala de estabilização e 10 leitos para medicação. A equipe está pronta para atender todas as intercorrências que possam ocorrer durante o evento.
“Estamos com uma equipe multi, que conta também com psicólogos e assistentes sociais para acolhimento e encaminhamento da população que venha a sofrer algo voltado à violência, assédio ou problemas psicológicos”, destacou Rayanne Araújo.
Além do PMA, a SMS disponibilizou três Pontos de Apoio (PA) na orla de Ponta Negra, entre os quiosques 21 e 28, localizados a cada 300 metros do palco das apresentações musicais. Os PA’s funcionam das 18h às 6h e realizam o primeiro atendimento, encaminhando, se necessário, os pacientes para o PMA.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Transporte Sanitário Natal (TSN) também estão no festival. O SAMU oferece uma Unidade de Suporte Avançado (USA), enquanto o TSN disponibiliza uma Unidade de Suporte Básico (USB), para o translado de pacientes com casos de urgência e emergência, que serão encaminhados diretamente para o Hospital dos Pescadores (HOSPESC).