22 de abril de 2025 - 17:18

Venda de apoio e fake news: Pablo Marçal é declarado inelegível

Foto: Divulgação

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) foi condenado à inelegibilidade por abuso de poder econômico e político, uso indevido de meios de comunicação e captação ilícita de recursos. A decisão é do juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1.ª Zona Eleitoral, que considerou que Marçal vendeu apoio político ao oferecer vídeos de divulgação para candidatos a vereador por R$ 5 mil durante a campanha de 2024.

Em uma live, Marçal afirmou que não usou dinheiro público e criticou adversários que, segundo ele, gastaram “R$ 100 milhões para fazer propaganda enganosa”. Ele também disse que a proposta de vender vídeos não chegou a ser concretizada porque foi barrada por sua equipe jurídica.

O magistrado destacou que candidatos confirmaram doações e que a prática teve “potencialidade para macular a integridade do processo eleitoral”. Além disso, apontou que Marçal propagou desinformação sobre o fundo eleitoral e se colocou, de maneira distorcida, como vítima do sistema.

O influenciador terminou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 28,14% dos votos válidos. Ele afirmou que recorrerá da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook