A partir desta segunda-feira (14), estudantes de baixa renda e matriculados na rede pública podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo vai até 25 de abril, e os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, usando a conta gov.br.
Podem solicitar a gratuidade alunos do 3° ano do ensino médio de escolas públicas (incluindo Educação de Jovens e Adultos), estudantes que cursaram todo o médio na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia do MEC.
Quem teve isenção no Enem 2024 mas faltou às provas precisa justificar a ausência no mesmo período (14 a 25 de abril) para manter o direito à gratuidade este ano. A justificativa também é feita na Página do Participante.
Os resultados das solicitações de isenção e justificativas de ausência serão divulgados em 12 de maio. Caso o pedido seja negado, haverá prazo para recursos entre 12 e 16 de maio, com resultado final no dia 22.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado em programas como Sisu, ProUni e Fies. As notas também podem ser usadas em universidades portuguesas que têm convênio com o Inep. As inscrições regulares para o exame serão abertas após a conclusão desse processo de isenção.