NATAL
13 de novembro de 2025 17:34

Chuvas intensas no Rio Grande do Norte mobilizam equipes de monitoramento

Foto: Reprodução/G1

A semana começou com chuvas intensas no Rio Grande do Norte, especialmente na região Metropolitana de Natal. Na zona Sul de Natal, foram registrados 121,2 mm de chuva entre as 18h de segunda-feira (3) e as 18h de terça-feira, conforme a Emparn. A capital acumulou 64 mm só na madrugada. Sem vítimas registradas, as precipitações colocaram os comitês de monitoramento da Prefeitura e do Governo do Estado em alerta. A previsão indica diminuição das chuvas entre quarta e sexta-feira, com retorno no fim de semana.

O meteorologista Gilmar Bristot da Emparn informou que a média de chuvas em junho pode superar 350 mm, devido às condições mais quentes do oceano Atlântico, prevendo chuvas acima do normal também para julho e agosto. Ventos favoráveis também contribuem para mais umidade e instabilidade no litoral. Cidades como Vila Flor, Tibau do Sul, Bahia Formosa, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante registraram índices acima de 100 mm.

Na capital, a Defesa Civil registrou 50 famílias desalojadas devido ao transbordamento da Lagoa Azul e outros desalojamentos em Santarém e Panatis, na zona Norte. A Defesa Civil municipal, com três equipes e apoio da Guarda Municipal e da STTU, monitorou as áreas afetadas, destacando problemas nas lagoas de captação em Santarém e José Sarney. A cidade permanece em alerta laranja emitido pelo INMET, com equipes extras nas áreas de risco e instruções para a população evitar áreas alagadas e procurar locais seguros em caso de sinais de risco.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook