CBN Natal

Feriado dos Santos Mártires terá programação especial com missas e encenações em Natal e Uruaçu

Celebrações em honra aos primeiros santos do Rio Grande do Norte, que têm feriado estadual no dia 3 de outubro, já começaram e seguem até o dia 12. Paróquia no bairro Nazaré e Santuário em São Gonçalo do Amarante são os principais pontos da festa.

A comunidade católica do Rio Grande do Norte se prepara para celebrar, na próxima sexta-feira (3), o dia de seus padroeiros, os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, com um feriado estadual. A data, que marca os 380 anos dos martírios, contará com uma programação especial tanto na Paróquia dos Santos Mártires, no bairro Nazaré, em Natal, quanto no Santuário em Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

As celebrações, que já foram iniciadas com uma moto romaria no último dia 21, se intensificam nesta semana. Na Paróquia do bairro Nazaré, a programação especial começa na quinta-feira (2), com missa e hasteamento das bandeiras. No dia 3, feriado, haverá missas às 9h (com o Arcebispo) e às 16h, além de uma encenação teatral sobre os morticínios, organizada por grupos de jovens da comunidade.

Em Uruaçu, principal palco do martírio, haverá missas durante todo o dia 3, com a celebração final às 17h, presidida pelo Arcebispo de Natal, seguida de um show de encerramento.

Segundo o Padre Fábio Pinheiro Bezerra, pároco do Santuário em Natal, a devoção aos santos potiguares cresceu exponencialmente após a canonização pelo Papa Francisco em 2017. “A comunidade natalense, do RN, do Brasil e do mundo, passa a venerar de forma mais intensa os Santos Mártires e a reconhecer o heroísmo desses homens e mulheres”, afirmou.

Sair da versão mobile