CBN Natal

“Língua Negra” da praia de Areia Preta não está relacionada ao esgoto, esclarece SEMURB

Lingua preta aparecendo na praia de Areia Preta, zona Leste de Natal. Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Natal esclareceu, nesta quarta-feira (21), que a formação da chamada “Língua Negra” na Praia de Areia Preta, na zona Leste da cidade, não está relacionada ao lançamento de esgoto. Após uma fiscalização no local, a equipe ambiental constatou que não há indícios de lançamento irregular de esgoto, confirmando que a drenagem atual não contribui para esse problema.

A SEMURB explicou que a formação dessa “Língua Negra” é consequência das chuvas recentes, que lavam as ruas da cidade e transportam resíduos acumulados, como partículas de asfalto, pneus e óleos, para as áreas mais baixas. Esses resíduos acabam sendo levados para a rede de drenagem, o que pode resultar em “efluentes de cor escura” que chegam à praia.

Durante a investigação da bacia de drenagem que deságua na praia, foi detectada apenas uma ocorrência de lançamento de esgoto, ligada a um condomínio de luxo na Avenida Governador Silvio Pedrosa, que foi corrigida imediatamente.

A SEMURB segue monitorando a situação e aguarda os resultados das análises físico-químicas e bacteriológicas do Programa Água Azul, que devem ser divulgadas neste fim de semana, para avaliar as concentrações de poluentes. A Secretaria reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a segurança das praias de Natal.

Sair da versão mobile