CBN Natal

Reservatórios do RN estão com 45,72% da capacidade total, mas 11 mananciais seguem em volume crítico

Relatório do Igarn mostra que, apesar do volume geral ultrapassar 5,2 bilhões de m³, barragens como Itans e Passagem das Traíras estão praticamente secas. Lagoas da Grande Natal apresentam situação confortável.

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou um novo relatório sobre a situação dos reservatórios do estado, que aponta um volume acumulado de 45,72% da capacidade total de armazenamento. O volume corresponde a mais de 5,2 bilhões de metros cúbicos de água nos 69 mananciais monitorados.

As maiores barragens do estado operam com mais da metade de sua capacidade. A Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, está com 54,72%; Santa Cruz do Apodi, com 62,67%; e Umari, em Upanema, com 65,02%. Em contraste, a barragem de Oiticica, em Jucurutu, projetada para receber as águas da transposição do São Francisco, acumula apenas 13,89% de seu volume.

Apesar do cenário geral, o levantamento acende um alerta para a situação de 11 reservatórios que estão em nível crítico, com menos de 10% da capacidade. Os casos mais graves são o açude Itans, em Caicó, com apenas 0,17% do volume, e Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 0,03%, ambos considerados praticamente secos.

Por outro lado, as lagoas monitoradas na região Leste apresentam uma realidade oposta. As lagoas do Jiqui e do Pium estão com 100% de sua capacidade, enquanto Extremoz registra 99,01%. O Igarn reforça que a situação hídrica geral exige atenção, especialmente nas regiões abastecidas pelos mananciais em estado crítico.

Sair da versão mobile