NATAL
13 de novembro de 2025 20:38

Semurb realiza mais de dez fiscalizações em Natal com foco em ordenamento urbano, poluição sonora e bem-estar animal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou entre os dias 30 de maio e 1º de junho mais de dez ações de fiscalização em diversos bairros de Natal, abrangendo ordenamento do uso de espaços públicos, controle de poluição sonora e atendimento a denúncias ambientais e de bem-estar animal.

Na sexta-feira (30), as equipes atuaram pela manhã na Praia de Ponta Negra, onde foram entregues cinco notificações a quiosqueiros pela obrigatoriedade de disponibilização de cardápios físicos e virtuais, com prazo de 15 dias para adequação. No bairro de Pajuçara, a fiscalização verificou denúncias de lançamento irregular de efluentes, mas constatou regularidade dos imóveis. À noite, em Candelária, após denúncias de poluição sonora, foi emitida notificação a um estabelecimento comercial por perturbação causada aos moradores e transtornos de mobilidade.

No sábado (31), as ações retomaram em Ponta Negra com foco no ordenamento de ambulantes na Avenida Erivan França. Segundo o supervisor Iang Chaves, a maioria estava regular, com apenas uma notificação por falta de autorização para venda de côcos. Durante a tarde, no Parque dos Pinheiros, não foram encontradas irregularidades em evento de pequeno porte, mas identificada nova atividade ambulante a ser monitorada. Em Candelária, um imóvel foi notificado por descarte irregular de água de piscina em via pública.

Também no sábado, a vistoria na festa de abertura do São João de Natal, na Avenida da Alegria, bairro Redinha, constatou que ambulantes estavam organizados após o passeio público, contribuindo para o bom andamento do evento, conforme destacou a supervisora Rejanne Alves. Ainda à noite, vistorias em Pajuçara e Poteng resultaram em notificações: uma por falta de documentos obrigatórios e outra por uso irregular de paredão de som.

No domingo (1º), duas diligências de urgência encerraram o fim de semana. Em Lagoa Azul, foi identificada movimentação de terra em Zona de Proteção Ambiental (ZPA) com emissão de notificação para regularização da obra. Em Ponta Negra, após denúncia de maus-tratos a um cão, o responsável foi notificado por ausência de estrutura adequada e orientado a apresentar documentação complementar.

A Semurb reforça a importância da colaboração da população para denunciar irregularidades via Ouvidoria pelo WhatsApp (84) 3616-9829, telefone (84) 3616-9813 ou e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Aos fins de semana e feriados, denúncias devem ser feitas pelo CIOSP no 190.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook