O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou nesta terça-feira (11) suas operações para recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário. A Fraport Brasil, concessionária do aeroporto, informou que o transporte aéreo de cargas permanece suspenso após a enchente de maio, que paralisou voos comerciais. Apesar disso, a infraestrutura do terminal de cargas não foi afetada.
Para a retomada, o terminal passou por vistoria e recebeu autorização da Anvisa, Receita Federal e Vigiagro. Rodrigo Sousa, diretor comercial da Fraport Brasil, destacou a importância econômica da retomada das operações. As tarifas de armazenamento de cargas entre 3 de maio e 14 de junho serão suspensas.
Inaugurado em 2021, o Terminal de Cargas Internacional do aeroporto funciona 24 horas para importação e exportação, com capacidade de processamento de 100 mil toneladas por ano. No primeiro quadrimestre de 2024, foram movimentadas 11,32 mil toneladas de cargas. A infraestrutura inclui armazéns de importação, exportação, câmaras frigoríficas e armazenamento de cargas perigosas, cobrindo uma área total de 10.559 m².
Os principais tipos de cargas processadas incluem produtos metal mecânico, eletrônicos, medicamentos, perecíveis e cargas perigosas. A Fraport Brasil afirmou que continuará trabalhando para restaurar totalmente as operações do aeroporto.


