Na terça-feira (29), o Banco do Nordeste lançou um edital em Natal com um investimento de R$ 20 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação voltados para a cadeia produtiva de energias renováveis.
O Edital do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci) 01/2023 – Energias Renováveis – terá um foco especial no hidrogênio verde e é o maior em termos de recursos não reembolsáveis na história da instituição.
O presidente do banco, Paulo Câmara, destacou a importância da região Nordeste, que é responsável por 80% dos financiamentos em energia renovável na área. Ele ressaltou a necessidade de entender as implicações desses recursos nas energias renováveis e planejar políticas públicas para o futuro.
As instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto privadas, nos nove estados do Nordeste e em parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo – cobertos pelo banco – terão acesso ao valor. Não há um valor mínimo ou máximo por estado.
As pesquisas selecionadas poderão receber até R$ 1 milhão, com um prazo de até três anos para o desenvolvimento dos projetos.
