NATAL
7 de dezembro de 2025 01:06

Irregularidades em venda de pão francês lideram fiscalizações do Ipem/RN em 2024

Durante o ano de 2024, a irregularidade mais frequente nas fiscalizações do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) foi a venda incorreta de pão francês. Em um total de 613 inspeções realizadas em estabelecimentos do estado, 13% apresentaram algum tipo de irregularidade, principalmente relacionadas à forma de comercialização do produto.

O Ipem/RN reforçou que, de acordo com as normas do Inmetro, o pão francês deve ser vendido obrigatoriamente por quilo, com o preço por quilo exposto de forma visível no estabelecimento. Os comércios que não seguem essa exigência são autuados e podem ser multados. No caso de irregularidades nos instrumentos de pesagem, como balanças, os equipamentos são retirados de uso até que o reparo seja efetuado.

Além das fiscalizações nos estabelecimentos que vendem pão francês, o Ipem/RN realizou um total de 32.448 verificações em 2024, abrangendo diversos instrumentos como bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial (esfigmomanômetros), medidores de velocidade (radares), balanças, entre outros. O instituto também avaliou produtos pré-medidos e itens com certificação compulsória do Inmetro, como brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos elétricos, materiais escolares e eletrodomésticos.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook