CBN Natal

Ministério do Planejamento aloca recursos para educação e outras despesas

Foto: Divulgação

O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgou a concessão de um crédito suplementar no valor de R$ 1.140.902.468,00 nos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social. Esses fundos serão direcionados para a área de Educação e também para fortalecer outras despesas orçamentárias de estados, do Distrito Federal e de municípios.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, essa quantia é proveniente de excesso de arrecadação, pensões militares e contribuições do regime de previdência social. A maior parcela dos recursos, totalizando R$ 1.084.947.126,00, deriva do cancelamento de alocações orçamentárias. Verbas previamente destinadas a programas como Agropecuária Sustentável e despesas de administração direta do Ministério da Educação foram anuladas.

Essa realocação de recursos é feita de acordo com as diretrizes da Lei Orçamentária Anual (LOA), respeitando a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 e observando os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, ela atende aos critérios das diferentes categorias de despesas previstas no orçamento, que podem ser redirecionadas.

Sair da versão mobile