A partir de 1º de julho, novas regras para cartões de crédito entrarão em vigor, conforme resolução do Conselho Monetário Nacional. As mudanças incluem a portabilidade de crédito entre bancos e a obrigatoriedade de maior transparência nas faturas.
Usuários poderão transferir suas dívidas de um banco para outro com taxas de juros mais favoráveis, aumentando a concorrência entre bancos e reduzindo o endividamento dos consumidores.
Desde janeiro, os juros rotativos do cartão não podem ultrapassar 100% do valor da dívida, evitando que as dívidas dobrem.
As faturas deverão destacar o valor total, a data de vencimento, o limite de crédito e as opções de pagamento. As taxas de juros e os encargos financeiros também devem ser claramente informados.
Ao final de 2023, o Brasil tinha cerca de 206 milhões de cartões de crédito ativos, evidenciando a importância dessas mudanças para muitos usuários.
Essas novas regras visam proporcionar mais transparência e competitividade no mercado de cartões de crédito, estimulando uma maior responsabilidade financeira.


