NATAL
7 de dezembro de 2025 14:15

Produção industrial do RN tem variação negativa no primeiro trimestre de 2023, diz IBGE

Foto: Divulgação

Produção industrial do Rio Grande do Norte registra queda de 2,7% no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do IBGE. A indústria extrativista, incluindo mineração e exploração de petróleo, teve uma redução ainda mais significativa, com queda de 9,3%.

Apesar desse cenário, o estado se destacou nacionalmente no segmento de fabricação de produtos alimentícios, com um aumento de 37,4%, e na confecção de vestuário e acessórios, com crescimento de 32,2%. No entanto, esses resultados não foram suficientes para reverter o saldo negativo geral.

Entre os estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte apresentou recuo no acumulado trimestral, juntamente com Pernambuco, Ceará (-4,3%) e Bahia (-5,2%). Apenas o Maranhão obteve um desempenho positivo, com crescimento de 8,3%.

A nível nacional, a produção industrial teve queda em 12 das 18 regiões pesquisadas, resultando em uma redução de 0,4% na produção total do país. O Rio Grande do Sul (-9,2%) e Mato Grosso (-7,4%) se destacaram com as maiores quedas.

Apesar do resultado negativo no acumulado, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 1,3% na produção industrial em março, comparado ao mesmo mês do ano anterior.

A média nacional de comparação interanual foi de 0,9%, com outros oito estados apresentando resultados positivos. Os maiores avanços foram registrados no Amazonas (23,5%), Mato Grosso do Sul (8,6%) e Minas Gerais (7,3%).

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook