NATAL
13 de novembro de 2025 11:25

Vendas no varejo caem 0,4% em abril e interrompem sequência de três meses de alta, diz IBGE

Apesar da queda pontual em relação a março, setor acumula alta de 4,8% na comparação com o mesmo mês de 2024, indicando que o resultado negativo é uma acomodação após um início de ano forte. Foto: Vera Petrunina / Shutterstock

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil registrou uma queda de 0,4% em abril na comparação com março, interrompendo uma sequência de três meses consecutivos de crescimento. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Apesar do recuo mensal, o cenário geral do setor permanece positivo. Na comparação com abril de 2024, as vendas apresentaram uma alta expressiva de 4,8%. Além disso, o varejo acumula um crescimento de 2,1% no ano e de 3,4% nos últimos 12 meses.

A queda de abril foi influenciada principalmente por quatro dos oito setores pesquisados, com destaque para combustíveis e lubrificantes (-1,7%) e equipamentos de escritório, informática e comunicação (-1,3%). Por outro lado, setores como livrarias e papelarias (+1,6%) e tecidos, vestuário e calçados (+0,6%) registraram crescimento.

O chamado varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, sentiu uma queda ainda mais intensa no mês, de -1,9%. O recuo foi puxado principalmente pela atividade de veículos, motos, partes e peças, que caiu 2,2%. No entanto, na comparação com o ano anterior, o setor ampliado também mostra crescimento, de 0,8%.

Segundo o IBGE, o resultado de abril sugere uma acomodação do ritmo de consumo após um primeiro trimestre forte, e não necessariamente uma reversão da tendência de crescimento observada nos últimos meses.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook