O Rio Grande do Norte foi oficialmente destacado pelo “Plano Brasis”, desenvolvido pela Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, como um destino estratégico para a prática de esportes náuticos e de aventura. O documento, que visa promover o Brasil no exterior, reconhece as condições únicas do estado, como os “melhores ventos do país durante o ano inteiro”.
Segundo o plano, destinos como Pipa, São Miguel do Gostoso e Barra do Cunhaú já são considerados polos internacionais para modalidades como kitesurf e windsurf. Esta vocação é reforçada pelos números: após receber quase 26 mil turistas internacionais em 2024, o estado registrou um crescimento de 38% nas chegadas estrangeiras nos dois primeiros meses de 2025, vinda principalmente de países europeus e da Argentina.
Para consolidar esse potencial, o estado se prepara para receber o “Festival Kite Master 2025”, que acontecerá de 11 a 14 de setembro, em Barra do Cunhaú. O evento sediará a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Wingfoil e a 1ª etapa do Circuito Potiguar de Kite & Wing, com uma premiação total de R$ 40 mil.
De acordo com os organizadores e a Emprotur, a realização de eventos de grande porte, aliada ao reconhecimento do Governo Federal, reafirma a posição do Rio Grande do Norte como um destino global para o turismo de aventura, aproveitando suas belezas naturais como ativos para o desenvolvimento sustentável do turismo.