NATAL
13 de novembro de 2025 16:53

Ministro da Justiça garante que fuga em Mossoró será a única no sistema penitenciário federal

Foto: Divulgação

Durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, declarou que a fuga dos detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró foi um incidente isolado e que não se repetirá. Ele apontou falhas no sistema prisional, incluindo o “relaxamento da vigilância”, como fator contribuinte para a evasão dos presos.

Lewandowski admitiu que a fuga foi inesperada e indesejada, mas assegurou que nenhuma outra fuga ocorrerá nas penitenciárias federais. Os fugitivos foram recapturados no Pará, mais de 1,6 mil km do local da fuga. O ministro destacou que a estrutura da penitenciária de Mossoró está desatualizada e inadequada, com mais de 20 anos de existência, o que pode ter facilitado a fuga.

Ele afirmou que, apesar de estar há apenas 2 meses e meio à frente do Ministério da Justiça, está organizando a gestão da pasta com responsabilidade compartilhada. A audiência foi solicitada por vários deputados, que também questionaram sobre medidas de segurança em presídios federais e alegações de contratação de empresa ‘laranja’ para obras em Mossoró.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook