A Prefeitura do Natal iniciou nesta segunda-feira (1º) a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em formato físico. O lançamento do novo documento ocorreu durante a abertura da campanha “Setembro Verde”, dedicada à inclusão de pessoas com deficiência.
Embora a CIPTEA já estivesse disponível em versão digital, o modelo impresso era uma reivindicação antiga de famílias de pessoas com autismo na capital. Segundo Luciana Dantas, titular da Secretaria Municipal da Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), a carteira física foi pensada para facilitar a rotina e ampliar a segurança no acesso a serviços e direitos garantidos por lei.
A emissão do documento físico para o público começará nesta terça-feira (2), na sede da Semidh, localizada na Rua Jundiaí, 644, no bairro do Tirol. O atendimento será realizado exclusivamente por meio de agendamento prévio no aplicativo Natal Digital.
Tanto os cidadãos que já possuem a versão digital da carteira quanto novos solicitantes podem requerer o documento físico.
