NATAL
13 de novembro de 2025 18:27

Procura por atendimento aumenta em meio a casos de gripe e arboviroses

Foto: Divulgação

Com a chegada do período sazonal da gripe e das arboviroses entre março e junho, as unidades de saúde em Natal têm testemunhado um aumento significativo na procura por atendimento, com uma estimativa de até 40% a mais em comparação com outros períodos do ano.

A suspeita de dengue tem sido a queixa predominante entre os pacientes, refletindo um aumento de 239,4% nos casos prováveis de dengue na capital potiguar em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com profissionais da saúde e gestores, é comum que as unidades de saúde fiquem lotadas de pacientes com sintomas gripais, como dores de cabeça e no corpo, febre e diarreia.

Os números da dengue são preocupantes em todo o estado, com um aumento de 257,9% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. Apesar disso, a vacina da dengue tem tido baixa procura, levando a preocupações com a validade dos imunizantes.

As autoridades de saúde reforçam o apelo para que os pais levem seus filhos para serem vacinados, destacando que o estado está monitorando a situação para evitar perdas de doses. Paralelamente, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada em Natal, visando a proteção dos grupos prioritários contra síndromes respiratórias.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook