NATAL
7 de dezembro de 2025 11:37

Cheia do Rio Guaíba em Porto Alegre deve continuar até 25 de Maio

Foto: Reprodução/Governo do RS

De acordo com um levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a cota de inundação do rio Guaíba em Porto Alegre deve continuar superada até pelo menos o dia 25 de maio. Até então, os quatro metros de altura devem ser mantidos, indicando uma prolongação da situação crítica até a próxima semana, especificamente até a terça-feira, dia 21 de maio.

A cota de inundação do Guaíba é de três metros, porém, desde a primeira onda de subida, a medição ultrapassou essa marca, atingindo 5,33 metros em 6 de maio. Na segunda onda de cheias, registrada em 14 de maio, o rio atingiu 5,25 metros às dez da noite, abaixo das expectativas de superar a marca mais alta, estimada em 5,6 metros pela Defesa Civil.

Na quarta-feira (15/5), entre as oito da manhã e as oito da noite, o rio Guaíba apresentou uma diminuição de 11 centímetros por hora, indicando uma trajetória descendente e trazendo um certo alívio para as autoridades e as cidades afetadas, como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas. A enchente mais severa da história do estado, em 1941, levou o rio Guaíba a atingir 4,76 metros, demorando 31 dias para retornar ao estado normal.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook