CBN Natal

Cheia do Rio Guaíba em Porto Alegre deve continuar até 25 de Maio

Foto: Reprodução/Governo do RS

De acordo com um levantamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a cota de inundação do rio Guaíba em Porto Alegre deve continuar superada até pelo menos o dia 25 de maio. Até então, os quatro metros de altura devem ser mantidos, indicando uma prolongação da situação crítica até a próxima semana, especificamente até a terça-feira, dia 21 de maio.

A cota de inundação do Guaíba é de três metros, porém, desde a primeira onda de subida, a medição ultrapassou essa marca, atingindo 5,33 metros em 6 de maio. Na segunda onda de cheias, registrada em 14 de maio, o rio atingiu 5,25 metros às dez da noite, abaixo das expectativas de superar a marca mais alta, estimada em 5,6 metros pela Defesa Civil.

Na quarta-feira (15/5), entre as oito da manhã e as oito da noite, o rio Guaíba apresentou uma diminuição de 11 centímetros por hora, indicando uma trajetória descendente e trazendo um certo alívio para as autoridades e as cidades afetadas, como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas. A enchente mais severa da história do estado, em 1941, levou o rio Guaíba a atingir 4,76 metros, demorando 31 dias para retornar ao estado normal.

Sair da versão mobile