CBN Natal

CBTU propõe duas alternativas de acesso para o Terminal Pesqueiro de Natal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) já apresentou duas propostas para resolver um dos principais gargalos do recém-leiloado Terminal Pesqueiro de Natal (TPP): a criação de um acesso independente. A responsabilidade financeira pela obra, segundo o edital, é da empresa vencedora da concessão, a Turc Operações Marítimas.

A primeira proposta, mais barata, é a criação de um acesso pela Rua Chile, com uma via segregada dentro do terreno da CBTU para o trânsito de veículos e caminhões. A segunda opção, mais onerosa, com custo estimado em R$ 7 milhões, seria a construção de um viaduto conectado ao Viaduto do Baldo.

O atual acesso ao TPP é feito por dentro das instalações da CBTU, o que é considerado inadequado para a operação do terminal. O CEO da empresa concessionária, Lessany Nassif, já havia apontado a questão do acesso e da ligação de energia elétrica, que também depende da CBTU, como desafios a serem superados.

O Sindicato da Indústria da Pesca (Sindipesca) e a Federação da Agricultura (Faern) comemoraram o resultado do leilão, considerando a reativação do terminal, parado há 15 anos, uma estrutura estratégica para dinamizar o setor, gerar empregos e ampliar o potencial de exportação do estado.

Sair da versão mobile