CBN Natal

Estudo do BNDES aponta que Natal pode ganhar 73 km de novas linhas de transporte de alta capacidade

Levantamento, que faz parte de um estudo nacional de mobilidade, projeta a implantação de 49 km de corredores de BRT e 24 km de faixas exclusivas para ônibus na capital potiguar nos próximos 30 anos.

A Região Metropolitana de Natal pode receber uma expansão de 73 quilômetros em sua malha de transporte público de média e alta capacidade, como BRTs (Bus Rapid Transit) e corredores exclusivos de ônibus. A projeção faz parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.

O estudo, que avaliou o potencial de 21 regiões metropolitanas brasileiras, detalha que a expansão em Natal seria dividida em 49 km de corredores de BRT e 24 km de novas faixas exclusivas para ônibus. O objetivo é ampliar o acesso da população ao transporte coletivo de qualidade, melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento. A projeção para a implantação completa da nova rede é o ano de 2054.

Apesar do potencial, o estudo do BNDES também aponta para os desafios de financiamento. Para que projetos dessa magnitude se tornem realidade, muitas vezes é necessária uma contrapartida do poder público. “Se o preço da passagem não for suficiente para sustentar o projeto, às vezes é preciso ter uma contraprestação pública. O governo tem que fazer algum aporte”, destaca o diretor do estudo, ao analisar a viabilidade dos projetos em todo o país.

Sair da versão mobile