CBN Natal

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA CRESCE 6,5% NO 1º SEMESTRE, MAS SETOR DÁ SINAIS DE DESACELERAÇÃO

Foto: Divulgação

O FATURAMENTO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA CRESCEU 6,5% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025 EM COMPARAÇÃO COM O MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO. NO ENTANTO, OS INDICADORES MAIS RECENTES, DIVULGADOS PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI), APONTAM PARA UMA CLARA DESACELERAÇÃO NO RITMO DE ATIVIDADE DO SETOR.

APESAR DO BOM RESULTADO ACUMULADO, O FATURAMENTO INDUSTRIAL REGISTROU UMA QUEDA DE 1,9% EM JUNHO E ACUMULOU UM RECUO DE 2,6% NO SEGUNDO TRIMESTRE. A PERDA DE RITMO TAMBÉM FOI OBSERVADA NAS HORAS TRABALHADAS NA PRODUÇÃO E NO EMPREGO, QUE APRESENTOU LIGEIRA QUEDA DE 0,1% NO SEGUNDO TRIMESTRE, APÓS 18 MESES DE ALTA.

SEGUNDO A CNI, O SEGUNDO SEMESTRE SERÁ DESAFIADOR PARA A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO. A AVALIAÇÃO É DE QUE A INCERTEZA NO MERCADO INTERNACIONAL, SOMADA A PROBLEMAS INTERNOS HISTÓRICOS COMO A ALTA CARGA TRIBUTÁRIA, JUROS ELEVADOS E FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA, CONTINUAM SENDO FORTES ENTRAVES PARA UM CRESCIMENTO MAIS ROBUSTO.

A UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA (UCI) DA INDÚSTRIA FICOU EM 78,8% EM JUNHO, APRESENTANDO QUEDA NA COMPARAÇÃO COM O PRIMEIRO TRIMESTRE E COM O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.

Sair da versão mobile