Cerca de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram e ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Natal na manhã desta terça-feira (22). A mobilização, que é pacífica, faz parte de uma jornada nacional do movimento que já resultou na ocupação de ao menos 20 superintendências do Incra em todo o país.
Os manifestantes, que marcharam pela BR-101 e Ponte de Igapó antes de chegar ao destino, montaram um acampamento no estacionamento e nas salas do prédio. A principal reivindicação do grupo é a retomada das políticas públicas de reforma agrária, que, segundo o MST, estão paralisadas tanto no Rio Grande do Norte quanto em nível federal.
Eles cobram a reativação de programas de assentamento para novas famílias, a regularização de áreas já ocupadas e melhorias na infraestrutura dos assentamentos existentes.
Após a ocupação, uma audiência entre representantes do MST e a superintendência do Incra/RN foi agendada para as 14h desta mesma terça-feira. Segundo o movimento, a ocupação continuará até que as pautas sejam discutidas com a direção do órgão. Esta é a segunda grande mobilização do MST no estado nesta semana.
