A empresa JET, responsável pelo serviço de patinetes elétricos compartilhados em Natal, anunciou que irá banir os usuários que desrespeitarem as regras e abandonarem os veículos em locais inadequados. A medida é uma resposta a uma série de incidentes de mau uso registrados desde o início da operação.
Nesta terça-feira (23), um patinete foi encontrado em cima de uma parada de ônibus no bairro Nova Descoberta. Além disso, circularam nas redes sociais imagens de um influenciador que levou dois equipamentos para dentro de sua casa.
“Tais casos de vandalismo serão apurados, tanto para reaver os veículos como para banir os usuários”, afirmou a JET em nota. A empresa lembrou que os patinetes são rastreados por GPS e que, se um usuário finalizar a viagem fora de um ponto autorizado, o tempo de uso continuará sendo cobrado.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que o serviço, que está em fase de teste por 120 dias, já está sendo fiscalizado e que a regulamentação oficial será feita após o período de monitoramento.
Os primeiros dias de operação também foram marcados por relatos de insegurança de alguns usuários. A estudante Bruna Andrade disse ter se sentido “meio desequilibrada”. Já o personal trainer Rodrigo Mendes considerou o equipamento seguro, mas ressaltou que “já tem que saber andar”. A empresa informou que todas as viagens contam com seguro contra acidentes e que está investindo em ações de educação no trânsito.
