CBN Natal

OAB/RN registra 236 denúncias do golpe do “falso advogado” e atua com a polícia para combater o crime

Criminosos se passam por advogados para enganar vítimas com promessas de liberação de valores, exigindo pagamentos antecipados. Ordem realiza campanhas e trabalha com a Polícia Civil e o TJRN para coibir a prática.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) já registrou 236 denúncias do chamado “golpe do falso advogado” até o início de setembro. O crime, que tem se tornado cada vez mais comum no estado, consiste na ação de golpistas que se passam por advogados para extorquir dinheiro de pessoas que possuem processos na Justiça, sob a falsa promessa de liberar valores mediante o pagamento de supostas “custas”.

O esquema geralmente envolve o uso indevido de informações processuais. Os criminosos entram em contato com as vítimas por telefone ou mensagens, criam um senso de urgência e exigem depósitos em contas de terceiros.

Para combater a fraude, a OAB/RN, em conjunto com o Conselho Federal, está realizando campanhas de orientação e atuando em várias frentes. “Além de um trabalho de orientação, estamos em contato direto com a Polícia Civil, que está responsável pelas investigações, e com os tribunais, que buscam soluções para ampliar a segurança no acesso aos sistemas judiciários”, afirma o presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen.

Todas as denúncias recebidas pela Ouvidoria da OAB/RN são encaminhadas para a Delegacia de Crimes Cibernéticos. A Ordem também busca, junto ao Tribunal de Justiça do RN (TJRN), a implementação de medidas que reforcem a segurança do sistema PJe para evitar o vazamento de dados. A natureza interestadual do crime foi confirmada em uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina, que cumpriu mandados no Rio Grande do Norte, revelando a atuação de grupos organizados.

Sair da versão mobile