16 de abril de 2024 - 13:08

Morador de Residência Terapêutica em Natal retorna ao convívio familiar

Foto: SMS

Moabi Fabrício Lopez, morador de uma Residência Terapêutica em Natal, viveu por sete anos em uma instituição psiquiátrica antes de ser transferido para a Residência Terapêutica Sul há um ano. Graças aos esforços da equipe da unidade e da Coordenação de Saúde Mental do Município, Moabi foi reintegrado ao convívio familiar após reencontrar seu irmão, Maceu Fabrício Lopez.

O reencontro aconteceu após anos de afastamento, com Maceu retornando a Natal e a equipe da casa terapêutica facilitando o contato. Após meses de aproximação, Moabi agora vai morar definitivamente com seu irmão.

Esse caso é considerado histórico, pois Moabi é o primeiro morador de uma Residência Terapêutica em 15 anos a fazer essa transição, marcando um avanço significativo na saúde mental em Natal e no Rio Grande do Norte.

As Residências Terapêuticas visam reintegrar munícipes egressos de internações psiquiátricas de longa permanência à sociedade, reconectando-os com suas famílias e promovendo sua reinserção social. Atualmente, cerca de 30 moradores vivem em três residências geridas pela SMS Natal, com o objetivo de proporcionar cuidados em um ambiente comunitário e familiar.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook