20 de novembro de 2024 - 12:52

Vacinação contra HPV em dose única é iniciada em Natal

Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Núcleo de Agravos Imunossuprimidos (NAI), começou a administrar a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) em dose única na cidade. A medida segue a Nota Técnica N.º 41/2024 do Ministério da Saúde, que recomenda a adoção dessa estratégia após estudos comprovarem sua eficácia.

A vacinação é uma importante ferramenta de prevenção contra o HPV, que pode causar doenças graves, como o câncer do colo do útero, sendo o terceiro tipo de câncer mais diagnosticado em mulheres no Brasil. A estratégia de dose única é direcionada a crianças entre 9 e 14 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante, além de incluir pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário.

Para facilitar o acesso à vacinação, os usuários do SUS podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde ou aos pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. Não é necessário receber a segunda dose ou se vacinar novamente para quem já recebeu alguma dose da vacina HPV.

A iniciativa segue recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), visando aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal. O objetivo é posteriormente incluir outros públicos prioritários para a imunização, combatendo assim as doenças relacionadas ao HPV, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) associada a diversos tipos de câncer.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook