Natal estendeu a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de junho, com foco na imunização de crianças menores de um ano e na dose extra para crianças de 1 a 4 anos. As Unidades Básicas de Saúde e pontos extras de vacinação continuam disponíveis para garantir o acesso à Vacina Oral Poliomielite (VOP) e atualizar as doses de rotina.
Para crianças menores de um ano, o esquema vacinal inclui três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de duas doses de reforço com VOP aos 15 meses e aos 4 anos. Já as crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose extra da VOP, desde que tenham o esquema de VIP completo com pelo menos três doses.
Apesar do Brasil não registrar casos há 35 anos, o risco de reintrodução do vírus permanece, especialmente devido ao turismo. A meta é alcançar coberturas vacinais de 95%, superando os 76,46% para VIP e 70,98% para VOP registrados até maio de 2024.
A campanha, iniciada em 27 de maio, oferece acesso fácil às vacinas nas Unidades Básicas de Saúde durante a semana e em pontos extras nos shoppings, facilitando o alcance das metas de imunização estabelecidas pelo Ministério da Saúde.