18 de novembro de 2024 - 22:05

Tratado entre Rússia e Coreia do Norte prevê ajuda mútua em caso de agressão externa

Foto: Sputnik

O presidente russo Vladimir Putin anunciou o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente recém assinado entre Rússia e Coreia do Norte, destacando que o documento fortalece ambos os países. Putin enfatizou que o tratado prevê assistência mútua em caso de agressão contra qualquer um dos participantes, sublinhando a importância da cooperação bilateral.

Durante as conversas com o líder norte-coreano Kim Jong-un, Putin criticou os EUA e outros países da OTAN pelo fornecimento de armamentos avançados, como sistemas de armas de precisão e caças F-16, vistos como uma violação das obrigações internacionais e uma ameaça ao território russo.

Ambos os líderes discutiram questões de segurança e a agenda internacional, defendendo uma ordem mundial multipolar baseada no direito internacional e na diversidade cultural. Putin rejeitou sanções políticas como prejudiciais ao sistema econômico global, enfatizando que Rússia e Coreia do Norte continuam a se desenvolver de maneira independente apesar das pressões externas.

Com informações do Sputnik

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook