3 de dezembro de 2024 - 14:51

Intensificação dos bombardeios em Rafah agrava crise humanitária em Gaza

Foto: Divulgação/REUTERS

Na madrugada desta quarta-feira (3), Rafah, no sul da Faixa de Gaza, foi novamente bombardeada por Israel. Milhares de palestinos fogem da cidade após uma ordem de evacuação. Tanques israelenses entraram em vários distritos de Rafah, resultando em pelo menos 12 mortes, conforme autoridades de saúde locais.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a guerra só terminará com a destruição do Hamas e a libertação de todos os reféns raptados em 7 de outubro. Desde segunda-feira, milhares de famílias de Rafah e Khan Younis buscam abrigo, água e alimentos. A ONU estima que cerca de 250 mil pessoas serão afetadas pela evacuação.

O Hospital Europeu de Gaza, último em funcionamento na área, foi evacuado. Em Khan Younis, muitas famílias estão dormindo na estrada devido à falta de abrigos. Em Deir Al-Balah, os deslocados enfrentam escassez de água potável e preços elevados dos alimentos.

A ofensiva israelense, que começou em outubro, já matou cerca de 38 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook