17 de julho de 2024 - 17:49

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações para acordo de livre comércio

Foto: Shutterstock

A reunião de cúpula do Mercosul marcou o pontapé inicial para um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos, realizada em Assunção. Durante a primeira rodada de negociações, concluída recentemente na capital paraguaia, foi finalizado um termo de referência que define o escopo e as bases para as tratativas comerciais entre os blocos. As consultas públicas realizadas pelo Brasil em 2023 revelaram um interesse significativo em expandir as exportações para os Emirados, especialmente em setores como carnes, açúcar e celulose, embora haja preocupações com o setor petroquímico.

O comércio entre os países apresentou um crescimento substancial, com exportações brasileiras para os Emirados aumentando notavelmente, especialmente em produtos como açúcar (300%) e carne bovina (249%). O valor total da corrente comercial alcançou US$ 3,1 bilhões nos primeiros seis meses de 2024, refletindo um aumento significativo em relação ao ano anterior.

Embora não haja um prazo definido para a conclusão do acordo, o governo brasileiro demonstra otimismo em fortalecer suas relações comerciais globais, buscando novas oportunidades de negociação além das tratativas com a União Europeia e outros blocos regionais. A iniciativa visa ampliar a rede de acordos do Mercosul, conforme destacado pela Secretária de Comércio Exterior Tatiana Prazeres.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook