8 de setembro de 2024 - 00:55

OMS lança diretrizes para ajudar adultos a parar de fumar

Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes para ajudar adultos a parar de fumar produtos de tabaco. Atualmente, 750 milhões de usuários, ou 60% do total global de 1,25 bilhão, desejam abandonar o hábito. As diretrizes abrangem todos os tipos de consumo de tabaco, incluindo cigarros, narguilé, produtos sem fumaça, charutos e tabaco aquecido.

As intervenções sugeridas incluem suporte comportamental, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos. O tabagismo reduz a expectativa de vida em até 14 anos para mulheres e 10 anos para homens, causando cerca de 8 milhões de mortes anuais globalmente, incluindo 200 mil no Brasil.

Além dos cigarros convencionais, os dispositivos eletrônicos, ou vapes, também são prejudiciais, com níveis de nicotina equivalentes a fumar 20 cigarros por dia.

Embora o comércio de cigarros eletrônicos seja proibido no Brasil desde 2009 pela Anvisa, o consumo permanece comum, especialmente entre jovens. Um projeto de lei no Senado propõe autorizar a produção e venda desses dispositivos, mas enfrenta oposição de especialistas que consideram os vapes prejudiciais à saúde.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook