A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que recorrerá à FIFA e à Associação de Futebol da Argentina para punir jogadores argentinos que cantaram músicas racistas contra atletas da seleção francesa. O incidente ocorreu durante uma live na madrugada de segunda-feira (15), enquanto comemoravam a conquista da Copa América. A transmissão ao vivo foi feita pelo volante Enzo Fernandes no Instagram, e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.
A FFF emitiu um comunicado oficial na terça-feira, condenando as declarações como chocantes e contrárias aos valores do esporte e dos direitos humanos. O presidente da FFF, Philippe Diallo, descreveu os comentários como “insultuosos, de natureza racista e discriminatória” e anunciou a decisão de questionar diretamente a Associação de Futebol da Argentina e a FIFA, além de apresentar uma queixa judicial.
Cânticos racistas semelhantes já haviam sido proferidos por torcedores argentinos na final da Copa do Mundo do Catar, onde a Argentina venceu a França nos pênaltis. Durante a celebração, os jogadores cantaram: “Jogam pela França, mas vêm de Angola (…), seu pai é cambojano, mas seu passaporte é francês”. A FFF espera que ações firmes sejam tomadas para combater o racismo e a discriminação no futebol.