7 de setembro de 2024 - 17:00

Bordadeiras do RN participam da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024

Foto: Divulgação

Duas bordadeiras do Rio Grande do Norte, Salmira de Araújo Torres Clemente, de 68 anos, e Jailma Araújo, de 43 anos, estarão presentes na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. O evento acontecerá nesta sexta-feira (26). Ambas são membros do grupo Timbaúba dos Bordados e foram convidadas pela Embratur e pelo governo do estado.

O grupo colaborou com o Instituto Riachuelo para criar os uniformes da delegação brasileira, bordando jaquetas jeans com motivos de onças, araras e tucanos. Essas jaquetas serão usadas com camisetas verdes ou amarelas, saias ou calças brancas e chinelos Havaianas.

Salmira, com mais de 50 anos de experiência, e Jailma, que aprendeu a bordar com a máquina de costura de sua avó, viajaram a Paris para representar o trabalho do grupo. A Riachuelo destacou, em nota, que a presença delas é um reconhecimento internacional que fortalece a autoestima e melhora as condições de vida de suas famílias.

Apesar do esforço e talento investidos na criação dos uniformes, houve críticas nas redes sociais quanto à simplicidade e ao conservadorismo do traje escolhido para a cerimônia.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook