18 de novembro de 2024 - 22:05

RN poderá operar primeiro parque de energia eólica offshore do Brasil em 2027

Foto: Renata Moura

O Rio Grande do Norte poderá ser o primeiro estado brasileiro a operar um parque de energia eólica offshore. O projeto, liderado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), visa instalar uma usina experimental em Areia Branca, com dois aerogeradores no mar, totalizando 24,5 megawatts (MW) de potência. A previsão é que a usina entre em operação em 2027. As torres eólicas serão instaladas a 4,5 km do Porto-ilha de Areia Branca, fora da zona de pesca, e conectadas por cabos submarinos coletores para abastecer o terminal salineiro.

A energia eólica offshore é uma atividade nova globalmente, com menos de uma década de existência. Este projeto será um campo de testes em condições reais de operação e aguarda a licença ambiental do Ibama. Estudos ambientais detalhados foram entregues, abrangendo a região de Grossos e Tibau.

O diretor do Senai-RN e do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, destacou a importância do projeto para desenvolver tecnologia e uma cadeia de fornecedores, além de fornecer energia ao terminal salineiro. A planta-piloto também visa avaliar o desempenho das turbinas no mar equatorial brasileiro e estudar os impactos ambientais e socioeconômicos da energia eólica offshore, contribuindo para futuros empreendimentos do setor no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook