18 de novembro de 2024 - 22:05

Campanha pelo impeachment de Alexandre de Moraes é anunciada por oposição

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Na quarta-feira, 14 de agosto, deputados e senadores da oposição anunciaram o início de uma campanha pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma coletiva de imprensa, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) apresentou mais de dez motivos que justificariam a deposição do magistrado. Entre as alegações estão violação de direitos constitucionais e humanos, abuso de poder e desrespeito ao devido processo legal.

Os parlamentares planejam coletar assinaturas de seus colegas e de cidadãos até o dia 7 de setembro, com a intenção de protocolar o pedido de impeachment no dia 9 de setembro. A oposição espera reunir apoio e aguardar novos fatos a serem revelados por materiais obtidos pela Folha de S. Paulo, que alega que Moraes usou ilegalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para produzir relatórios contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes defende que o TSE possui “poder de polícia” e que os relatórios foram “oficiais e regulares”.

O senador Girão destacou que o pedido de impeachment não é uma questão de ideologia política, mas sim de defesa da democracia no Brasil, afirmando que “o Senado precisa cumprir seu dever constitucional”.

Compartilhe nas redes sociais
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook