A Prefeitura do Natal publicou, nesta segunda-feira (21), detalhes sobre uma coleta de preço para a contratação de uma empresa especializada que realizará o controle e monitoramento da nova jazida de areia destinada à engorda da Praia de Ponta Negra. O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, afirmou que o trabalho da empresa deverá ocorrer tanto durante os serviços quanto entre 6 e 12 meses após a exploração.
A coleta de preço N° 030/2024 foi anunciada no Diário Oficial do Município (DOM). O objetivo é a contratação emergencial de serviços ambientais vinculados à obra de engorda da praia, com o prazo máximo para o envio das propostas de 72 horas após a publicação do aviso.
Mesquita enfatizou a importância da monitoramento ambiental, afirmando: “A gente sabe como infelizmente está tendo uma tendência de alguns grupos trabalharem contra esse projeto. Nós iremos nos respaldar técnica e cientificamente durante e após a execução da engorda.”
Recentemente, a Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras. A Justiça também determinou que o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) não impusesse obstáculos à execução das obras de engorda da Praia de Ponta Negra.
A engorda consiste em um aterro que será estendido por 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra, com o objetivo de alargar a faixa de areia das praias e parte da Via Costeira em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. Atualmente, as obras estão 20% concluídas.
As informações sobre a coleta de preço estão disponíveis no Departamento de Administração Geral (DAG) da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. Propostas de preços podem ser entregues no DAG ou enviadas por e-mail para admsemurb7@gmail.com. Para mais informações, os interessados podem contatar o telefone (84) 3216-6341.