Entre janeiro e outubro deste ano, cerca de 24.654 pessoas foram cadastradas com diabetes nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de Natal, conforme dados do SISAB. Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial e Nacional da Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza ações de conscientização, detecção precoce e controle da doença em várias unidades de saúde.
Luana Carvalho, responsável técnica do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), ressalta a importância do Dia D: “A campanha visa tanto alertar sobre os riscos quanto trabalhar a prevenção, garantindo maior controle da doença por meio do diagnóstico precoce e assistência imediata.” O Diabetes Mellitus, caracterizado por níveis elevados de glicose no sangue devido à produção insuficiente ou má absorção de insulina, pode levar a complicações graves, como amputações. Em Natal, 72% dos pacientes diagnosticados tiveram algum membro amputado.
Os sintomas da doença incluem sede excessiva, fadiga, perda de peso e visão turva. A abertura oficial da campanha ocorre na USF Dix-Sept Rosado, às 8h, com atividades como atualização vacinal, avaliação odontológica, exame de “pé diabético” e orientações nutricionais para diabéticos.